Como tratar otite inflamatória em cães

Mas afinal o que é otite inflamatória?

Primeiro precisamos saber se seu pet tem esta doença, não é? A otite inflamatória é um tipo de dor de ouvido dos cães, que tem como caracteristica vermelhidão da parte interna da orelha e do ouvido, coceira intensa e dor. Portanto, essa doença é diferente das otites causada por fungos, bactérias ou ácaros, onde há presença de bastante secreção amarelada ou escurecida (como uma borra de café), onde há presença de microorganismos envolvidos. 

A otite inflamatória muitas vezes se torna crônica e aparece novamente algumas semanas ou meses após o tratamento. Esse quadro é muito preocupante pois, se não tratado adequadamente, pode levar à infecções secundárias, perda auditiva e outras complicações graves, como o rompimento do tímpano.

Como saber se seu cão tem otite?

  1. Coceira constante 

  2.  Dor no local (podem dar gritinhos ou tentar morder)

  3. Pele do ouvido irritada e vermelha

  4. Balança a cabeça de um lado para o outro

OTITE inflamatorian1

Qual a causa?

Uma das principais causas da otite inflamatória em cães é a dermatite atópica, uma condição dermatológica associada a alergias a fatores ambientais, como pólen, ácaros ou determinados alimentos. Nos cães, a dermatite atópica manifesta-se através de irritações na pele e uma coceira intensa, especialmente nas patinhas, podendo também resultar em otite inflamatória. A coceira constante leva o animal a esfregar as orelhas repetidamente e a sacudir a cabeça, o que facilita o desenvolvimento de infecções secundárias no canal auditivo. Ainda mais, como consequência, pode ocorrer o otohematoma, uma condição em que a orelha incha, adquirindo o aspecto de uma “almofadinha”.

Além das alergias, outras condições podem predispor os cães à otite inflamatória crônica, como a má formação do canal auditivo ou a presença de corpos estranhos. O diagnóstico adequado deve ser realizado por um veterinário que, com base no histórico clínico do cão, realizará exames otológicos, exames de sangue ou testes alérgicos, conforme necessário.

Como tratar a otite inflamatória em cães?

Para o tratamento da otite inflamatória é necessário, em primeiro lugar, conhecer e ter controle da causa de base que pode ser, por exemplo, a dermatite atópica, corpos estranhos ou alergias a produtos de higiene. Para tratar e aliviar os sintomas, é comum o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Do mesmo modo, a higiene de forma correta, com produtos adequados, é um grande aliado para manter os ouvidos dos cães saudáveis.

É bom lembrar que nos casos mais graves, é necessário um acompanhamento veterinário contínuo. Esse controle pode incluir testes dermatológicos e de alergia para identificar e controlar os fatores que desencadeiam tanto a dermatite atópica quanto a otite. O controle da alergia pode envolver a introdução de rações hipoalergênicas na dieta, o uso de medicamentos imunossupressores ou anti-histamínicos, além de banhos regulares com shampoos específicos para a condição da pele do cão.

Quer uma dica de remédio para otite em cães
que seja rápido e eficaz?

Tratamento para otite inflamatória com CORTOTIC

Cortotic é um antiflamatório de uso tópico, eficaz para o tratamento da otite inflamatória em cães, aliviando rapidamente os sintomas!

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto?
Me mande uma mensagem pelos links de contato!

×